atividade4_trilha
Análise das leituras propostas
Segundo Paulo Freire,sua idéia é que exista uma conscientização da realidade em que se vive para que haja educação,até mesmo para alfabetizar temos que conhecer a realidade dos nossos alunosA escola deve estar sempre repensando os seus fazeres,que não temos somente o papel de ensinar,mas que questione o que ensinar,tendo o papel de transformação do sujeito.A educação deve empenhar-se na transformação da realidade e,para isto,nós,professores,devemos tornar-nos agentes transformadores,só assim teremos cidadãos ativos e críticos.O ser humano é determinante nas transformações e é através da educação conscientizada que as perspectivas de transformações possam ocorrer.Freire afirma que o diálogo é muito importante,temos que conhecer através das falas dos sujeitos sua realidade e partir daí, organizarmos o seu aprender.
Paulo Freire é meu exemplo de pedagogo,suas escritas sempre servem de modelo para mim.Todos nós,professores,temos que refletir sobre seus ensinamentos.
Lendo e comparando os textos de Sartori e Giroux,vemos a necessidade de transformarmos a educação e que o professor precisa se conscientizar da sua real impotância como agente transformador.
Os autores colocam o aluno como sendo o elemento central da pedagogia freiriana:Educar para transformar.Deixam claro sobre a importância da participação do aluno para construir o seu conhecimento,de forma que ele passe a ser o sujeito e não objeto da educação.
Giroux coloca que "se não estamos conseguindo educar para transformar,não estamos educando".A educação baseia-se em transformação e temos que ter consciência que,hoje,o conhecimento não se dá apenas na sala de aula,temos que tirar proveito dos conhecimentos que vem junto com os alunos.
Devemos ter bem claro sobre o que ensinamos,porque ensinamos e como ensinamos.Quando os autores dizem que só se aprende quando aquilo que ensinamos tem significado,ou seja,o aluno só aprende quando se dá conta da importância e da necessidade da escola para a transformação em sua vida.
Exemplo 1-vivência pessoal:
Meu maior desafio foi quando ingressei na educação especial,comecei sem nem mesmo entender o que eu estava fazendo ali,caí de para-quedas.Foi um susto,mas,a eí ,lá estava eu com um grupo de crianças com dificuldades mil,todas completamente diferentes umas das outras.Enfrentei muitas frustrações,as respostas não eram dadas da maneira como eu estava acostumada a receber dos alunos da escola regular.Tudo era muito novo.Com o tempo aprendi a respeitar o tempo que meu aluno precisava para me dar as respostas que eu achava que tinha que ser instantânea.Fui me tranquilizando,me aperfeiçoando,buscando novos saberes.Estou nesta escola a 21 anos e sempre vendo coisas novas para fazê-los cidadãos respeitados.E hoje,sei que todas as pessoas são diferentes umas das outras,que cada ser humano tem o seu tempo para assimilar seu conhecimento,seja ele especial ou não. Exemplo 2-Situação em sala de aula:
Durante minha caminhada como professora,o fato que mais me marcou,foi quando trabalhei com um aluno de 5 anos e,de repente descobri que ele conhecia todas as letras,os números e tudo o que eu oferecia para ele,em termos de conhecimento,ele absorvia rapidamente.Imediatamente passei-o para uma turma que trabalhava os alunos para serem incluidos em uma escola regular.Hoje,ele está na 7º série e vai muito bem.O aluno que me refiro tem Síndrome de Down.
Segundo Paulo Freire,sua idéia é que exista uma conscientização da realidade em que se vive para que haja educação,até mesmo para alfabetizar temos que conhecer a realidade dos nossos alunosA escola deve estar sempre repensando os seus fazeres,que não temos somente o papel de ensinar,mas que questione o que ensinar,tendo o papel de transformação do sujeito.A educação deve empenhar-se na transformação da realidade e,para isto,nós,professores,devemos tornar-nos agentes transformadores,só assim teremos cidadãos ativos e críticos.O ser humano é determinante nas transformações e é através da educação conscientizada que as perspectivas de transformações possam ocorrer.Freire afirma que o diálogo é muito importante,temos que conhecer através das falas dos sujeitos sua realidade e partir daí, organizarmos o seu aprender.
Paulo Freire é meu exemplo de pedagogo,suas escritas sempre servem de modelo para mim.Todos nós,professores,temos que refletir sobre seus ensinamentos.
Lendo e comparando os textos de Sartori e Giroux,vemos a necessidade de transformarmos a educação e que o professor precisa se conscientizar da sua real impotância como agente transformador.
Os autores colocam o aluno como sendo o elemento central da pedagogia freiriana:Educar para transformar.Deixam claro sobre a importância da participação do aluno para construir o seu conhecimento,de forma que ele passe a ser o sujeito e não objeto da educação.
Giroux coloca que "se não estamos conseguindo educar para transformar,não estamos educando".A educação baseia-se em transformação e temos que ter consciência que,hoje,o conhecimento não se dá apenas na sala de aula,temos que tirar proveito dos conhecimentos que vem junto com os alunos.
Devemos ter bem claro sobre o que ensinamos,porque ensinamos e como ensinamos.Quando os autores dizem que só se aprende quando aquilo que ensinamos tem significado,ou seja,o aluno só aprende quando se dá conta da importância e da necessidade da escola para a transformação em sua vida.
Exemplo 1-vivência pessoal:
Meu maior desafio foi quando ingressei na educação especial,comecei sem nem mesmo entender o que eu estava fazendo ali,caí de para-quedas.Foi um susto,mas,a eí ,lá estava eu com um grupo de crianças com dificuldades mil,todas completamente diferentes umas das outras.Enfrentei muitas frustrações,as respostas não eram dadas da maneira como eu estava acostumada a receber dos alunos da escola regular.Tudo era muito novo.Com o tempo aprendi a respeitar o tempo que meu aluno precisava para me dar as respostas que eu achava que tinha que ser instantânea.Fui me tranquilizando,me aperfeiçoando,buscando novos saberes.Estou nesta escola a 21 anos e sempre vendo coisas novas para fazê-los cidadãos respeitados.E hoje,sei que todas as pessoas são diferentes umas das outras,que cada ser humano tem o seu tempo para assimilar seu conhecimento,seja ele especial ou não. Exemplo 2-Situação em sala de aula:
Durante minha caminhada como professora,o fato que mais me marcou,foi quando trabalhei com um aluno de 5 anos e,de repente descobri que ele conhecia todas as letras,os números e tudo o que eu oferecia para ele,em termos de conhecimento,ele absorvia rapidamente.Imediatamente passei-o para uma turma que trabalhava os alunos para serem incluidos em uma escola regular.Hoje,ele está na 7º série e vai muito bem.O aluno que me refiro tem Síndrome de Down.
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