ECS 6-Weber II
ECS 6-WEBER II
As situações de domínio relatadas por Marx Weber, são vivenciadas em muitas ocasiões de nossas vidas.
No nosso dia a dia na escola, a partir do momento em que estamos no ambiente de trabalho, passamos por vários momentos em que somos dominantes e dominados.
Somos dominados na situação de professores frente à direção e passamos a dominantes frente aos nossos alunos. Uma demonstração de SER X ESTAR X PAPÉIS.
Ao fazer a leitura de Weber, lembrei-me de uma situação de domínio pela qual os professores de Gravataí passaram a alguns anos atrás. O prefeito em exercício, na época, numa ação arbitrária de domínio,atrasou nossos salários, alegando não ter verbas para isto e passou a pagar-nos com “bônus”, era dado um valor x em bônus(que seria o nosso salário) e nós só podíamos comprar em um determinado supermercado. Se quiséssemos dinheiro,tínhamos que ficar em frente aos caixas do supermercado e pagar a conta de um determinado cliente com o bônus e pegar o dinheiro. Nosso dinheiro por um tempo relativamente grande, passou na época ,se não me engano,de cruzeiro a chamar-se bônus.
Esta, ao meu ver, foi uma demonstração clara de poder / hierarquia.
As situações de domínio relatadas por Marx Weber, são vivenciadas em muitas ocasiões de nossas vidas.
No nosso dia a dia na escola, a partir do momento em que estamos no ambiente de trabalho, passamos por vários momentos em que somos dominantes e dominados.
Somos dominados na situação de professores frente à direção e passamos a dominantes frente aos nossos alunos. Uma demonstração de SER X ESTAR X PAPÉIS.
Ao fazer a leitura de Weber, lembrei-me de uma situação de domínio pela qual os professores de Gravataí passaram a alguns anos atrás. O prefeito em exercício, na época, numa ação arbitrária de domínio,atrasou nossos salários, alegando não ter verbas para isto e passou a pagar-nos com “bônus”, era dado um valor x em bônus(que seria o nosso salário) e nós só podíamos comprar em um determinado supermercado. Se quiséssemos dinheiro,tínhamos que ficar em frente aos caixas do supermercado e pagar a conta de um determinado cliente com o bônus e pegar o dinheiro. Nosso dinheiro por um tempo relativamente grande, passou na época ,se não me engano,de cruzeiro a chamar-se bônus.
Esta, ao meu ver, foi uma demonstração clara de poder / hierarquia.
2 Comments:
At 8:50 AM, MICHELINE CARLOS THOMAS said…
Olá Eliete!
Não é só no seu município que ocorre o uso indivíduo do poder X hierarquia.
Aqui em Terra de Areia onde moro o prefeito sempre atrasa nossos salário, sendo que a verba do FUNDEF vem todo dia 20 anterior!
Complicado!
Um abraço!!!
At 11:13 AM, Simone Gimenes said…
Oi Eliete,
Estava lendo as tuas atividades sobre o Weber e compreendeste bem o texto. Conseguiste aliar teoria e prática. Quanto ao relato, fica cada vez mais evidente como essa relação de dominação é presente nas escolas. E o que fazer para reivindicar nossos direitos quando percebemos que estamos sendo prejudicados? como romper com as hierarquias presentes nas relações sociais?
Um grande beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)
Post a Comment
<< Home