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Saturday, October 07, 2006

semana2atividade3

Respostas feitas a partir do texto de Durkheim:
1-Qual a posição de durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim a definição de Stuart Mill quanto a educação pode gerar confusão,porque engloba fatos inter diversos que não poderiam estar reunidos num mesmo vocábulo com relação principalmente as diversas influências que as coisas,as gerações e os próprios homens exercem uns sobre os outros que difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes,que precisam construir uma natureza de vida moral e social.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que ocorrem?
Durkheim ressalta dois tipos principais ,segundo Kant "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo,toda a perfeição de que seja capaz",e a definição de James Mill "a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade,para si mesmo e para seus semelhantes".O ponto fraco de ambas é querer definir a educação como fato acabado,que pode servir para todos os homens,ideal,perfeita,sem levar em consideração muitas variantes,é essa educação universal que o teorista se esforça para definir.

3-O que é preciso,de acordo com Durkheim,para definir educação?
Para definir educação,é preciso,considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido,tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4-De acordo com Durkheim,que fatos levam cada sociedade a fazer do homen certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história,constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana,sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades sobre o direito e sobre o dever,sobre a sociedade,o indivíduo,o progresso,a ciência,arte,etc...idéias essas que são a base mesma do do espírito nacional,toda e qualquer educação a do rico e do pobre,a que conduz às carreiras liberais,como a que prepara para as funções industriais,tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5-Segundo o autor,que função"ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
A função " ideal',tem por função suscitar na criança:1.Um certo número de estados físicos e mentais,que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;2.Certos estados físicos e mentais,que o grupo social particular(casta,classe,família e profissão)considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.A sociedade,em seu conjunto,e cada meio social em particular,é que determinam este ideal a ser realizado.

6-A partir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparados para a vida social;tem por objeto suscitar e desenvolver,na criança,certo número de estados físicos,intelectuais e morais,reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança ,particularmente se destina".O que conclui Durkheim?
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica de novas gerações.Em cada um de nós,já o vimos,pode-se dizer que existem dois seres.Um constituido de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmos e com os acontecimentos de nossa vida pessoal;é o que se poderia chamar de ser individual.O outro é um sistema de idéias ,sentimentos e hábitos,que exprimem em nós,não a nossa personalidade,mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte;tais são as crenças religiosas,as crenças e práticas morais,as tradições nacionais ou profissionais,as opiniões coletivas de toda a espécie.Seu conjunto forma o ser social.Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica fazendo a seguinte colocação:desejando melhorar a sociedade,o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez,a ação exercida pela sociedade,especialmente através da educação,não tem por objeto,ou por efeito,comprimir o indivíduo,amesquinhá-lo,desnaturá-lo,mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.Sem dúvida o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço.O poder do esforço constitui,precisamente,uma das caracteristicas essenciais do homem.

2 Comments:

  • At 6:07 AM, Blogger Roselaine da Mota Zanette said…

    Lendo Durkheim, pude refletir sobre a nossa responsabilidade em formar as novas gerações. Assusta-nos, mas nos apaixona nos gratifica saber que estamos contribuindo na costrução de uma sociedade melhor.

     
  • At 9:05 AM, Blogger Simone Gimenes said…

    Oi Eliete,

    Estava lendo a atividade do Durkheim e vi que compreendeste bem o texto.
    Continue assim, postando as tuas atividades e dialogando com os colegas, essa interação é muito importante em um curso como o nosso.

    Um grande beijo,
    Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)

     

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