eliete-meuead

Tuesday, October 31, 2006

ECS 6-Weber II

ECS 6-WEBER II

As situações de domínio relatadas por Marx Weber, são vivenciadas em muitas ocasiões de nossas vidas.
No nosso dia a dia na escola, a partir do momento em que estamos no ambiente de trabalho, passamos por vários momentos em que somos dominantes e dominados.
Somos dominados na situação de professores frente à direção e passamos a dominantes frente aos nossos alunos. Uma demonstração de SER X ESTAR X PAPÉIS.
Ao fazer a leitura de Weber, lembrei-me de uma situação de domínio pela qual os professores de Gravataí passaram a alguns anos atrás. O prefeito em exercício, na época, numa ação arbitrária de domínio,atrasou nossos salários, alegando não ter verbas para isto e passou a pagar-nos com “bônus”, era dado um valor x em bônus(que seria o nosso salário) e nós só podíamos comprar em um determinado supermercado. Se quiséssemos dinheiro,tínhamos que ficar em frente aos caixas do supermercado e pagar a conta de um determinado cliente com o bônus e pegar o dinheiro. Nosso dinheiro por um tempo relativamente grande, passou na época ,se não me engano,de cruzeiro a chamar-se bônus.
Esta, ao meu ver, foi uma demonstração clara de poder / hierarquia.

ECS 5-Weber1

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

Escola, Cultura e Sociedade

ECS 5-Weber I
A dominação acontece quando uma porção qualquer de indivíduos obedecem a ordens vindas de uma parte da sociedade, ,que pode ser formada por uma ou mais pessoas. A dominação é resultado de uma relação social de poder desigual, onde vê-se claramente, que um lado manda e o outro obedece.Existe a subordinação de uns ao poder de outros. As relações de dominação são necessárias, para a manutenção da ordem social.
Segundo o autor Marx Weber, há três tipos de dominação legítima, na relação entre dominantes e dominados.
1)Dominação Legal: Segue regras e leis a serem cumpridas, que é aceito por todos integrantes. O grupo dominante é eleito e o quadro administrativo é nomeado por ele. O tipo de funcionário é aquele de formação profissional, que é contratado, com pagamento fixo,com direito a promoção conforme regras fixas. O funcionário inferior é subordinado ao funcionário superior. O tipo de quem ordena é o superior, cujo direito de mando está fixado no estatuto.

2)Dominação Tradicional- Predomina a dominação patriarcal. Quem ordena é o “senhor” e os “súditos” obedecem. O quadro administrativo é composto por servidores, os quais normalmente fazem parte da família de senhor. Obedece-se ao senhor por fidelidade. O costume já está enraizado na sociedade. O quadro administrativo é inteiramente dependente do senhor e não existe nenhuma garantia contra seu árbitro.
Os servidores estão em seus cargos por privilégio ou concessão do senhor. Ahierarquia é freqüentemente abalada pelo privilégio.

3)Dominação Carismática- Neste tipo, a relação se sustenta pela crença dos subordinados, nas qualidades excepcionais do “líder”, essas podem ter dons sobrenaturais, a coragem, a inteligência, faculdades mágicas, o heroísmo, poder de oratória. O tipo que manda é o “líder”, quem obedece é o “apóstolo”. Obedece-se ao líder somente enquanto suas qualidades excepcionais lhe são conferidas. Não existem regras na administração, é característica deste tipo de dominação a criação momentânea. O líder tem que se fazer acreditar por meio de milagres, êxitos e prosperidade dos seus apóstolos. Se o êxito lhe falta, seu domínio oscila.

Os três tipos puros de dominação legítima, apresentados por Marx Weber, são ainda atuais e podem ser empregados nos nossos dias.
Podemos ver claramente, os três tipos de dominação.
Um exemplo de dominação legal é claro nas empresas atuais, onde os funcionários são subordinados a seus superiores, têm formação profissional, são regidos por um contrato, recebem salário e para serem promovidos precisam seguir as regras do estatuto (as leis).
A dominação tradicional, é visível em grupos familiares, onde o pai é o patriarca, o senhor e todos seguem suas regras,porque já nascem dentro deste meio social, com costumes e hábitos enraizados. São fiéis ao seu senhor.
Considerando que atualmente muitas mulheres são o chefe da casa,podemos dizer que são elas, em algumas famílias, as senhoras, a quem os familiares devem obedecer.
A dominação carismática pode ser vista com clareza, nas igrejas, templos, religiões que surgem atualmente quase que diariamente. As pessoas buscam e necessitam de um líder, alguém que lhes dê a solução de todos ao seus problemas.
As pessoas crêem em um milagre, acreditam neste líder, fazem de tudo na tentativa de ver seus desejos concretizados.
Muitas vezes existe o fracasso deste líder em busca de outro, pois seu poder só tem duração, se há êxito na caminhada de seus apóstolos.

Tuesday, October 24, 2006

Blogs Educacionais

Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação-Semana 2-Blogs
Blogs Educacionais e Pedagógicos

Endereço:www.inclusão.com.br
Nome:Somos Todos Iguais?
Objetivo:Por se tratar de assuntos relacionado com a inclusão,é destinado a professores que trabalham ou irão trabalhar com alunos inclusivos ns rede regular de ensino.Encontramos neste site,reportagens,artigos,textos,leis... e tudo mais que você precise para se informar sobre este assunto.

O conteúdo nos esclarece sobre as diferenças de uma maneira pedagógica,mostrando a todos que não existem duas coisas iguais no mundo e que com os seres humanos não é diferente.Temos que respeitar as diferenças para aceitá-las.
Por Educação Inclusiva se entende o processo de inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais ou de disturbios de aprendizagem na rede comun de ensino em todos os seus graus,da pré-escola ao 4º grau.


Endereço:http://www.educação.te.pt
Nome:Educação
Objetivo:É um site destinado a professores ou pessoas que se interessam por educação .Ali encontramos:leis,endereços úteis,informações acerca da educação.Visa fornecer informações úteis e atualizadas para as atividades docentes.

*Após a visita a estes 2 blogs,concluo que ambos estão enquadrados dentro da proposta de blogs educacionais e pedagógicos.

ECS-Semana3/atividade4

Muito boa esta idéia de darmos uma parada.Precisávamos disto-parar,refletir,"fazer um relax".No início do curso,eu estava muito angustiada,ansiosa,achava que eu não ia conseguir dominar esta ferramenta,pois antes ela só servia para passatempo.Hoje,vejo que não é tão difícil assim,porém não a domino como eu gostaria, mas já está um pouco melhor.
As pedras do caminho ainda são grandes,espero que devagar e com a ajuda de todos irei conseguir tirá-las.O tempo que disponho para as atividades não é muito grande,às vezes me perco com tantas coisas para fazer,mas acho que isto faz parte da nossa caminhada.
Reli as atividades anteriores e achei melhor não fazer nenhuma alteração,pois neste início vou respeitar aquilo que já está pronto,neste momento, era assim que eu consegui fazer.
Acredito sim,que devo tentar algumas estratégias para me organizar melhor,aproveitar o tempo de forma mais organizada.
Visitando o blog dos colegas,fiquei analisando-os e percebi que estamos todos aprendendo juntos o que me deixa muito feliz.As dificuldades são praticamente as mesmas,apesar de alguns estarem bem melhor que o meu,mas vou chegar lá.

Sunday, October 15, 2006

Semana 1-atividade 2-BLOGS

Texto evidenciando a avaliação/compreensão sobre os ambientes e projetos.

Visitei todos os blogs e achei-os organizados quanto ao seu ambiente,com muitas informações disponíveis.Nesta visita,vejo que ainda não domino bem esses recursos,estou longe disto.É um recurso muito rico,favorece a integração entre seus colaboradores e que pode contribuir para as atividades com nossos alunos.É interessante como viajamos em cada um deles,usando todas as suas possibilidades.O que eu acho muito interessante,é que podemos interagir com pessoas que não conhecemos,trocando idéias,mensagens dando opinião e tudo o que a nossa criatividade mandar.

Quanto as visitas aos blogs:

*TRIDISCIPLINA:é um blog que nos mostra textos sobre a história da educação e escravidão,um passeio sobre a África,sobre a cultura negra e as consequências ainda hoje sobre a escravidão e seus resquícios.É bastante esclarecedor.

*GUTIERRES/SU:é um blog de professor e trata de diversos temas,nos dá uma gama imensa de textos e sites interessantes.Gostei muito de saber como se deu o treinamento de tutores.

*VAMOS BLOGAR?:é um blog educacional colaborativo,aí encontramos os blogs dos Pólos.Achei importante por se tratar de um blog de conhecimento compartilhado sobre tecnologias educacionais informatizadas.

*ZAPTILOGS:é um blog de projeto de pesquisa vinculado ao projeto ZAPT do TRAMSE/UFRGS.Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores,onde a inserção de tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.No link atividades,achei interessante um material sobre projetos.

*VIDA DE PROFESSOR:não consegui acessar,dava como "página não pode ser exibida",tentei várias vezes.

*SÉRGIO LIMA:é um blog de professor e aborda assuntos de Tecnologias,Educação e Física.Possui uma linguagem clara e de fácil entendimento.

*RELATOS DE EXPERIÊNCIAS:relata experiências e projetos na área da educação,realizadas em escolas públicas usando tecnologias.Através dele pude esclarecer dúvidas de como funciona os blogs educativos.

*PRÓ VIRTUAL RS:é um wiki de um curso de especialização EAD e apresenta vários trabalhos e projetos com temas variados e significativos.Os textos apresentam uma linguagem simples,com links que facilitam seu entendimento.

Friday, October 13, 2006

semana1atividade2

Quem sou eu,onde vivo e trabalho.Por que me tornei professora?Tenho ousadia para...Tenho medo de...Quero dialogar sobre...
Eu sou Eliete,tenho 42 anos,um filho maravilhoso que se chama Lucas e que é tudo para mim,meu amigo e grande incentivador.Tenho uma família muito unida,que sempre foi minha base sólida.
Nasci e moro em Gravataí.Trabalho numa escola de educação especial que localiza-se no centro da referida cidade.
Desde pequena,sempre quis ser professora.Meu pai sempre trabalhou para nos dar estudo e ver-nos formadas,eu e minhas irmãs.
Quando pequena,sempre brincava de escola com minhas amiguinhas e bonecas.Escrevia num quadro que eu tinha,na porta do meu roupeiro ou em qualquer lugar que pudesse "dar aulas".
Fui crescendo e cada vez mais,sabia o que queria,acho que a questão de ser professora é genético,pois sou de uma família que quase todas as mulheres são professoras,irmãs,tias,primas e, agora,duas sobrinhas.
Me formei em 1983,mas comecei a trabalhar em 1982,estava no 3º ano do Magistério,naquela época,bastava ter boa vontade.Logo que me formei fiz o concurso,fui aprovada,alguns anos depois, fiz outro e novamente fui aprovada,passando a trabalhar 40 horas semanais.
Acredito que tenho ousadia para crescer,aprender e buscar coisas novas,estar aberta para tudo que surgir de novo,apesar das dificuldades e das pedras que aparecem na nossa caminhada.
As vezes este novo me dá um certo medo,apesar de querer enfrentá-lo.
Fiquei muitos anos transferindo a faculdade para mais adiante,mas sempre procurando fazer cursos e me aperfeiçoando,um professor nunca pode se acomodar,tem que estar sempre lendo e atrás de novidades.
Hoje,quero dialogar sobre minha faculdade,sobre meus medos e anseios em relação a ela.Quero aprender muito e fazer muitas trocas com meus colegas.Acredito que na vida nada vem por acaso, e, se hoje estou aqui,é porque estava escrito em algum lugar.

Sunday, October 08, 2006

atividade4_trilha

Análise das leituras propostas

Segundo Paulo Freire,sua idéia é que exista uma conscientização da realidade em que se vive para que haja educação,até mesmo para alfabetizar temos que conhecer a realidade dos nossos alunosA escola deve estar sempre repensando os seus fazeres,que não temos somente o papel de ensinar,mas que questione o que ensinar,tendo o papel de transformação do sujeito.A educação deve empenhar-se na transformação da realidade e,para isto,nós,professores,devemos tornar-nos agentes transformadores,só assim teremos cidadãos ativos e críticos.O ser humano é determinante nas transformações e é através da educação conscientizada que as perspectivas de transformações possam ocorrer.Freire afirma que o diálogo é muito importante,temos que conhecer através das falas dos sujeitos sua realidade e partir daí, organizarmos o seu aprender.
Paulo Freire é meu exemplo de pedagogo,suas escritas sempre servem de modelo para mim.Todos nós,professores,temos que refletir sobre seus ensinamentos.
Lendo e comparando os textos de Sartori e Giroux,vemos a necessidade de transformarmos a educação e que o professor precisa se conscientizar da sua real impotância como agente transformador.
Os autores colocam o aluno como sendo o elemento central da pedagogia freiriana:Educar para transformar.Deixam claro sobre a importância da participação do aluno para construir o seu conhecimento,de forma que ele passe a ser o sujeito e não objeto da educação.
Giroux coloca que "se não estamos conseguindo educar para transformar,não estamos educando".A educação baseia-se em transformação e temos que ter consciência que,hoje,o conhecimento não se dá apenas na sala de aula,temos que tirar proveito dos conhecimentos que vem junto com os alunos.
Devemos ter bem claro sobre o que ensinamos,porque ensinamos e como ensinamos.Quando os autores dizem que só se aprende quando aquilo que ensinamos tem significado,ou seja,o aluno só aprende quando se dá conta da importância e da necessidade da escola para a transformação em sua vida.
Exemplo 1-vivência pessoal:
Meu maior desafio foi quando ingressei na educação especial,comecei sem nem mesmo entender o que eu estava fazendo ali,caí de para-quedas.Foi um susto,mas,a eí ,lá estava eu com um grupo de crianças com dificuldades mil,todas completamente diferentes umas das outras.Enfrentei muitas frustrações,as respostas não eram dadas da maneira como eu estava acostumada a receber dos alunos da escola regular.Tudo era muito novo.Com o tempo aprendi a respeitar o tempo que meu aluno precisava para me dar as respostas que eu achava que tinha que ser instantânea.Fui me tranquilizando,me aperfeiçoando,buscando novos saberes.Estou nesta escola a 21 anos e sempre vendo coisas novas para fazê-los cidadãos respeitados.E hoje,sei que todas as pessoas são diferentes umas das outras,que cada ser humano tem o seu tempo para assimilar seu conhecimento,seja ele especial ou não. Exemplo 2-Situação em sala de aula:
Durante minha caminhada como professora,o fato que mais me marcou,foi quando trabalhei com um aluno de 5 anos e,de repente descobri que ele conhecia todas as letras,os números e tudo o que eu oferecia para ele,em termos de conhecimento,ele absorvia rapidamente.Imediatamente passei-o para uma turma que trabalhava os alunos para serem incluidos em uma escola regular.Hoje,ele está na 7º série e vai muito bem.O aluno que me refiro tem Síndrome de Down.

Saturday, October 07, 2006

semana2atividade3

Respostas feitas a partir do texto de Durkheim:
1-Qual a posição de durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim a definição de Stuart Mill quanto a educação pode gerar confusão,porque engloba fatos inter diversos que não poderiam estar reunidos num mesmo vocábulo com relação principalmente as diversas influências que as coisas,as gerações e os próprios homens exercem uns sobre os outros que difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes,que precisam construir uma natureza de vida moral e social.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que ocorrem?
Durkheim ressalta dois tipos principais ,segundo Kant "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo,toda a perfeição de que seja capaz",e a definição de James Mill "a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade,para si mesmo e para seus semelhantes".O ponto fraco de ambas é querer definir a educação como fato acabado,que pode servir para todos os homens,ideal,perfeita,sem levar em consideração muitas variantes,é essa educação universal que o teorista se esforça para definir.

3-O que é preciso,de acordo com Durkheim,para definir educação?
Para definir educação,é preciso,considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido,tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4-De acordo com Durkheim,que fatos levam cada sociedade a fazer do homen certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história,constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana,sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades sobre o direito e sobre o dever,sobre a sociedade,o indivíduo,o progresso,a ciência,arte,etc...idéias essas que são a base mesma do do espírito nacional,toda e qualquer educação a do rico e do pobre,a que conduz às carreiras liberais,como a que prepara para as funções industriais,tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5-Segundo o autor,que função"ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
A função " ideal',tem por função suscitar na criança:1.Um certo número de estados físicos e mentais,que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;2.Certos estados físicos e mentais,que o grupo social particular(casta,classe,família e profissão)considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.A sociedade,em seu conjunto,e cada meio social em particular,é que determinam este ideal a ser realizado.

6-A partir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparados para a vida social;tem por objeto suscitar e desenvolver,na criança,certo número de estados físicos,intelectuais e morais,reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança ,particularmente se destina".O que conclui Durkheim?
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica de novas gerações.Em cada um de nós,já o vimos,pode-se dizer que existem dois seres.Um constituido de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmos e com os acontecimentos de nossa vida pessoal;é o que se poderia chamar de ser individual.O outro é um sistema de idéias ,sentimentos e hábitos,que exprimem em nós,não a nossa personalidade,mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte;tais são as crenças religiosas,as crenças e práticas morais,as tradições nacionais ou profissionais,as opiniões coletivas de toda a espécie.Seu conjunto forma o ser social.Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica fazendo a seguinte colocação:desejando melhorar a sociedade,o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez,a ação exercida pela sociedade,especialmente através da educação,não tem por objeto,ou por efeito,comprimir o indivíduo,amesquinhá-lo,desnaturá-lo,mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.Sem dúvida o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço.O poder do esforço constitui,precisamente,uma das caracteristicas essenciais do homem.

Sunday, October 01, 2006

Atividade 1

O Conto da Ilha Desconhecida
Durante a leitura do texto fiz várias paradas,li,reli(as vezes para entendê-lo melhor),pensei,analisei e viagei.Segundo Saramago:É necessário sair da ilha para ver a a ilha,que não vemos,se não sairmos de nós".
As perguntas do tema,são pensadas e repensadas.Falar de nós é dificil,temos que nos olhar de fora para dentro para podermos analisar a nossa vida,a nossa caminhada profissional.Acredito que no inicio da minha caminhada ,era como a mulher da limpeza,aceitava tudo,pois tudo era novo,meus alunos,a escola,os colegas,pensavaeu que as colegasestavam com razão,pois eram mais velhas que eu e mais experientes.Com o passar dotempo,continuei sendo como a mulher da limpeza,ousando falei,chega!tenhi que mudar,ouvir e acreditar mais em mim.Porém,estamos sempre atrás da ilha desconhecida,pois a vida é uma ilha desconhecida.Com o passar do tempo,descobri várias ilhas,que pensava já ter descoberto,aí via que realmente estarei sempre atrás daquela ilha que ainda não foi explorada.
Trabalho em uma escola especial,co crianças co necessidades educativas especiais,aí se encontram muitas,mas muitas ilhas perdidas.Cada dia é uma descoberta,agradável ou não,nunca sabemos.
Me tornei professora não por acaso sempre quis seguir esta carreira,desde criança(vivo em uma família de professores),parece que isto é genétivo.
Hoje,o ser professor não tem mais o "glamour" de antigamente,antes ser professor era ter status,era muito respeitado.Agora,não tanto mais,mas ainda luto para mostrar o meu valor.
Ousadia,tenho sempre,pois estou sempre procurando inovações,coisas novas,pesquisando o meu "ser professor".
ÀS vezes tenho medo de não conseguir passar para meu aluno aquilo que realmente ele precisa,tenho medo de estae distanciada dele,mas procuro ouví-lo sempre,pois é a partir dele que alicerço o meu trabalho.
Agora,aqui estou eu,indo novamente em busca de mais uma ilha desconhecida:a faculdade,e,se não bastasse,a distância.Mas aos poucos vou desbravando esta ilha até conhecê-la"por inteiro".Medo sim desistir nunca,jamais.